AÇUDE DO GOVERNO 81 ANOS DE COSTRUIDO

AÇUDE EPITÁCIO PESSOA  "AÇUDE DO GOVERNO" EM PEDRO AVELINO 81 DE INAUGURADO

     O Primeiro grande reservatório de Pedro Avelino, foi fundado quando o lugar ainda se chamava Epitácio Pessoa, mesmo nome do famoso açude do governo, que foi construído pela  Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas IFOCS e pelo Governo do Estado. Sua inauguração ocorreu com uma grande festa no dia 30 de Outubro de 1938, um dia de Domingo.
      
     Muitas foram as autoridades que estiveram presentes das quais destacamos, Dr Dioclécio Duarte, que venho representando o interventor federal. Leonardo Vieira, Inspetor chefe do IFOCS . Leonardo Arcoverde, Chefe do 2º Distrito do IFOCS. Francisco Ramalho, Fiscal de Poços . Dr Rubem Ribeiro, Chefe de Trafego de Central. Prefeito de Natal, Gentil Ferreira. Prefeito de Ceará Mirim, Pedro Heráclito. Prefeito de Baixa Verde , Odilon Cabral. de Lajes , Prefeito de Lajes, Francisco Cabral. Prefeito de Macau, João Fernandes de Melo. E também o Prefeito de Angicos, Baltazar Pereira.

    Fazendo a entrega oficial do açude, ao povo de localidade e ao Governo do Estado , fez uso da palavra o Sr Leonardo Arcoverde, Em nome do povo falou o Sr Edgar Barbosa. Já o Sr Dioclécio Duarte, falou em nome do Governo do Rio Grande do Norte.

    A programação :  As 13 horas , foi oferecido um almoço , a comitiva foi recepcionada na casa do Sr Pedro Antas, onde fez uso da palavra o Dr José Varela, Em agradecimento falou o Sr Dioclécio Duarte. Já as 16 horas, aconteceu a grande festa de entrega e inauguração oficial do açude Epitácio Pessoa.
    
    O açude : O açude Epitácio Pessoa , quando inaugurado tinha as seguintes medidas , capacidade para 600 mil metros cúbicos , Barragem de terra com 425 metros de cumprimento, por 10 metros de altura máxima, 29 mil metros cúbicos da terra barragel , 42 metros de largura na base, 3 metros de coroamento, 25 metros de largura em roda no sangradouro. O valor da obra foi de 121 contos de reis, o tempo de sua construção se fez por empreitada de 90 dias. 
  
   Fonte : Jornal a Ordem do dia 01 de Dezembro de 1938
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox

@templatesyard