COMANDANTE GRACO MAGALHÃES ALVES , ANTIGO DONO DAS TERRAS DO ASSENTAMENTO NOVA CONQUISTA E NOME DE CAMPO DE POUSO EM PEDRO AVELINO


 GRACO MAGALHÃES ALVES 
 DONA ELZA AO LADO DE UM AVIÃO USADO POR GRAGO E QUE VENHO A PEDRO AVELINO

 DONA ELZA E FILHOS NA CASA DA FAZENDA OLHO D'GUA
 OLHO D'GUA EM 1940

Nasceu em 23 de maio de 1922 na cidade de Muzambinho, estado de Minas Gerais. Filho de Antonio Magalhães Alves e Magnólia Pinheiro Magalhães Alves.  Nesta cidade completou seus estudos, no mesmo Ginásio onde seus pais estudaram, foram professores e o pai Diretor. Em 1940 por perseguição política a seu Pai, a família transferiu-se para São Lourenço/MG, onde seus pais dirigiram o Ginásio São Lourenço por mais de vinte anos. E seu pai exercendo também a advocacia. 

Em 1941 foi criado o Ministério da Aeronáutica e foi dado um incremento muito grande a aviação militar e civil.  No mesmo ano, foi fundado o Aeroclube de São Lourenço e com bolsa dada pelo Ministério frequentou todos os cursos disponíveis na época e em 1942 já era piloto civil e instrutor de pilotagem.  Foi instrutor de aviação no Aeroclube de São Lourenço nos anos de 1942 e 1943 quando prestou concurso e foi selecionado para um curso de aviação militar na Força Aérea dos Estados Unidos.

Foi então matriculado no San Antonio Aviation Cadet Center e terminou o curso de Piloto Militar Americano em setembro de 1945 tendo  recebido todos os diplomas que na época o Exército conferia aos pilotos que terminassem o curso.

Regressando ao Brasil serviu pouco tempo na Escola de Aeronáutica e a pedido do Coronel Aviador Rubem Canabarro Lucas veio para Natal servir no recém criado Quinto Grupo de Bombardeio Médio, equipado com aviões B-25.

Casou-se em Natal com Elza Pedroza em 1948. Servindo na Base Aérea, após o falecimento do Governador Dix Sept Rosado e assumindo o vice governador Sylvio Pedroza,  ficou á disposição do Estado durante quatro anos como chefe de Gabinete do Governador. Paralelamente ás atividades aviatórias e no Governo do Estado trabalhou por mais de quarenta anos na Fazenda Guarapes, também conhecida por Olho D’água da Catanduba, entre Jandaíra e Pedro Avelino, que foi herança de sua esposa.   Também por mais de dez anos foi administrador da Fazenda São Joaquim, em Fernando Pedroza/RN.

A convite do Governador Aluizio Alves, em 1960, passou a exercer funções de piloto do Estado, deixando assim a Força Aérea.  Aposentou-se por idade, em 1992. Na FAB e no Estado pilotou avião para os Governadores Ubaldo Bezerra (interventor) José Varela, Dix-sept Rosado, Sylvio Pedroza, Dinarte Mariz, Aluisio Alves, Monsenhor Walfredo Gurgel,  Cortez Pereira,  Tarcisio Maia,  Lavoisier Maia, José Agripino Maia e  Geraldo Melo, para ser aposentado no segundo governo do José Agripino. Como piloto militar e civil, em 52 anos de aviação, voou 202 modelos diferentes de aviões , no Brasil, Estados Unidos, França e Inglaterra.

Em 1950, foi inaugurado na cidade de Pedro Avelino, um Campo de Pouso , denominado Campo de Pouso Tenente Graco Magalhães Alves.

Aposentado, hoje vive em Natal cercado pelo carinho dos filhos , Márcio, Paulo, Nelson (in memoriam), Antonio Carlos, Branca e Karla, que já lhe deram seis netos e três bisnetos, todos natalenses.


2 comentários:

  1. Meu tio muito querido.
    Moramos vizinhos em Natal.
    Lindas lembranças do casarão, da fazenda, dos aviões.
    Principalmente, lindas lembranças do homem fantástico que era e é!
    E da doce tia Elza.
    Bons tempos!

    ResponderExcluir
  2. Um ícone da aviação no RN, no Brasil e no mundo.

    ResponderExcluir

Adbox

@templatesyard